Jump to Navigation

lyx

qua, 23/03/2011 - 21:23

Janxs - versão epub

Lançamos ontem a edição verão 2011 do MutSaz, inspirado por Janxs. Nas nossas publicações mais recentes, eu já estava flertando com formatos de ebook. Fiz algumas experiências convertendo com o calibre o HTML gerado pelo Lyx. Foram relatados problemas de encode, de quebra de capítulos e outros.

Para Janxs, resolvi retomar a pesquisa. Depois de ler dois livros lançados no formato epub (um padrão livre e aberto, com bons clientes em muitas plataformas), resolvi me concentrar nele. Cheguei até a elencar a busca de softwares para editar ebooks nas minhas prioridades para 2011.

Testei o módulo epub do drupal que poderia gerar ebooks automaticamente. O módulo é complexo demais, gerou um epub pesado e que não funcionava. Tentei debugar, mas acabei deixando de lado. Depois de pesquisar mais um pouco, encontrei o Sigil - um software que simples e objetivamente fazia exatamente o que eu precisava: formatar um epub de maneira clara e sem frescuras. E melhor: livre e multiplataforma.

Para editar Janxs, comecei usando o módulo book do drupal para montar os textos na ordem da publicação. Depois de tudo organizado e revisado, exportei o livro inteiro para HTML (é só acessar /book/export/html/NID, onde NID é o número do node do livro). Salvei o HTML, importei no Sigil e dividi os capítulos. Inseri os metadados e pronto, em pouco tempo o ebook estava pronto. Pelos testes que fiz aqui, está funcionando ok. Aceito ajuda de quem puder testar em outras plataformas além de Linux e Android. Baixem o epub aqui.

1618 leituras blog de felipefonseca
dom, 26/09/2010 - 22:59

Pozimi - arquivos abertos

Continuando o assunto do post anterior (o processo de montagem de Pozimi), eu também subi os arquivos abertos do Lyx, mais as imagens em EPS, para quem quiser ver como fiz tudo. Está tudo aqui.

1351 leituras blog de felipefonseca
dom, 26/09/2010 - 20:02

Pozimi - o processo

Lançamos anteontem a edição de inverno do MutSaz, inspirado por Pozimi. Pela primeira vez eu participei do processo de diagramação do material. Olhando para as edições anteriores, eu sentia falta de ter versões diferenciadas para ver na tela, imprimir e acessar em dispositivos portáteis.leia mais

2422 leituras blog de felipefonseca
qua, 15/09/2010 - 20:39

Diagramação - Lyx

Estou dedicando algum tempo a buscar maneiras de facilitar o processo de diagramação das publicações do Mutgamb. Há algum tempo, comecei a estudar o Lyx, um software de typesetting baseado em LaTeX. Estou documentando alguns testes na página de wiki PlataformasPublicacao.leia mais

2070 leituras blog de felipefonseca
Conteúdo sindicalizado